CASAN inicia pré-operação da nova Estação de Tratamento de Água em Araquari

  • Foto: Casan / Divulgação -

Com investimento de R$ 30 milhões, obra promete autonomia e segurança no abastecimento da cidade

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) deu início, nesta quinta-feira (23), à fase de pré-operação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Araquari. A etapa consiste em realizar testes para verificar o funcionamento completo da estação antes que a água comece a ser distribuída ao sistema de abastecimento. O início das operações foi acompanhado em uma visita técnica liderada pelo diretor de Operação e Expansão da CASAN, Pedro Joel Horstmann, junto com engenheiros e técnicos da Companhia.

“Essa obra é fundamental para o município de Araquari, pois complementa o Sistema de Abastecimento local. A infraestrutura completa envolve captação do Rio Piraí, adutoras de água bruta e tratada, estações de recalque e agora esta nova ETA, que inicia a pré-operação hoje”, destacou Pedro Joel Horstmann.

A previsão é que, a partir de fevereiro, a estação comece a fornecer cerca de 100 litros por segundo de água tratada à rede de abastecimento, volume que será gradualmente ampliado para 200 litros por segundo até o final do primeiro semestre de 2025. Esse volume equivale ao tratamento de água suficiente para encher cerca de sete piscinas olímpicas por dia.


Impacto para Araquari

Com a nova ETA, Araquari dará um importante passo para a autonomia no abastecimento de água, eliminando a dependência de água tratada no município vizinho de Joinville. “A estação garante mais segurança hídrica para toda a população local, atendendo à crescente demanda”, explicou o chefe do Setor de Operações de Água de Araquari, Jean Farias.

A estação foi construída no Bairro Ponto Alto, em um terreno cedido pela Prefeitura, e recebeu investimento de R$ 30 milhões. Para acelerar a construção, estruturas como tanques de decantação e floculadores foram pré-fabricadas em aço inoxidável, otimizando os trabalhos no local.

Começam deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos Anterior

Começam deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos

Últimas etapas para implantação do binário Urussanga-Procópio Gomes são realizadas Próximo

Últimas etapas para implantação do binário Urussanga-Procópio Gomes são realizadas

Deixe seu comentário